Lentes de Contacto: saiba tudo sobre estes produtos oculares

As lentes de contacto são uma boa opção para quem possui problemas de visão e precisa de produtos oculares para enxergar melhor. Para comprá-las é necessário receita médica, pois elas são especialmente adaptadas à forma dos seus olhos e necessidades de visão.
produtos oculares

Preparamos um guia sobre lentes de contacto para que não tenhas dúvidas quando fores escolher os melhores produtos oculares para si.

Por que preferir lentes de contacto?

Para quem precisa de auxílio apenas para estar em frente ao computador, ler ou conduzir, os óculos servirão melhor. Além disso, as lentes contacto não corrigem alguns problemas oculares, como determinadas formas de estrabismo ou de problemas de visão binocular. As lentes de contacto também podem ser incompatíveis com alguns casos de diabetes ou de “olho seco”. As lentes de contacto são adequadas para quase todos os olhos e tem como principal vantagem a liberdade para praticar desportos ou lazer, pois não embaçam, não escorregam, não limitam a visão e permitem um aspeto mais natural ao rosto de quem as utiliza.

Como conseguir prescrição médica para lentes de contacto?

O primeiro passo é passar por uma consulta de visão que poderá aconselhar o que é mais adequado ao seu caso. A receita médica para lentes de contacto requer informações diferentes das usadas numa receita para óculos. Uma receita médica para lentes de contacto irá incluir a curva de base, que é usada para coincidir a curvatura da lente com a do seu olho. Também irá incluir o diâmetro, que é usado para adaptar a largura das lentes ao seu olho.

Qual a validade da prescrição médica para lentes de contacto?

Não há validade na prescrição médica, porém é de suma importância que haja revisões dos serviços de optometria para avaliar se não há aumento ou decréscimo do grau de miopia ou hipermetropia.

Qual a diferença entre lentes de uso diário e lentes de uso prolongado?

As lentes de contacto de uso diário podem ser usadas durante todo o dia, sem nunca esquecer de tirá-las as lentes antes de dormir. Estão disponíveis como descartáveis ou não, sendo que neste caso deve ter o especial cuidado de guardar as lentes numa solução de limpeza. Já as de uso prolongado podem ser usadas de forma ininterrupta, mesmo enquanto dorme. Os novos materiais para lentes de contacto permitem maior oxigenação da córnea, que é essencial para a saúde ocular. No entanto, apenas o optometrista ou oftamologista poderão decidir se podes utilizar este tipo de produtos oculares.
produtos oculares

Quais são as manutenções específicas para estes produtos oculares?

A primeira coisa que deve-se ter em mente é que as lentes de contacto são pessoais, ou seja, não podem ser partilhadas. Não as utilize mais do que o tempo indicado pelo optometrista. Nunca limpe as suas lentes de contacto com água. A água pode transportar agentes patogénicos e bactérias que causam infecções. Há soluções próprias para limpá-las, que devem ser esfregadas nas lentes durante até 20 segundos e depois enxaguar com a própria solução. Enxague os estojos depois de cada utilização e guarde-os abertos e virados ao contrário num local limpo e seco. A American Optometric Association recomenda a substituição do estojo das lentes de contacto com intervalos de três meses pelo menos.

Quais são as diferenças entre lentes rígidas e macias?

A lentes gás permeáveis rígidas, também conhecidas como “rígidas”, são mais resistentes e requerem menos manutenções, além de servirem para alguns problemas oculares que a macia não corrige. Podem normalmente ser usadas durante vários anos sem quaisquer problemas, caso o nível de diminuição visual permaneça constante. Já as lentes macias caracterizam-se pelo seu alto teor de água e óptima permeabilidade ao oxigénio, sendo assim praticamente imperceptíveis. Possuem excelente compatibilidade, espontaneidade e conforto de utilização. Os produtos oculares da CCO Óptica são suaves e eficazes para problemas oculares e cuidado diário e estão especialmente formulados para as suas necessidades de cuidado ocular. O CCO Óptica é uma óptica em Lisboa, fundada em 2014, que oferece consulta de visão, totalmente gratuita e sem compromisso, realizada por profissionais. Para proceder à marcação da consulta visite a nossa loja ou acesse o nosso site.
Please wait...

Subscribe to our newsletter

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.